Qual deve ser a inclinação do corpo?
Na corrida, a eficiência da biomecânica do movimento corporal é fundamental para otimizar o desempenho e reduzir o risco de lesões. Para atingir esse objetivo, a equipe Milla Runners sugere que seu corpo mantenha uma postura totalmente ereta, porém com uma sutil inclinação para a frente.
Essa inclinação permite que a corredora utilize a gravidade a seu favor, impulsionando o movimento para a frente com menor esforço muscular. Essa posição também ajuda a alinhar o centro de gravidade com o ponto de apoio, proporcionando maior estabilidade e permitindo uma passada mais eficiente. Manter uma postura corporal adequada, com essa leve inclinação, contribui para uma distribuição equilibrada do peso, uma mecânica de passada mais natural e uma corrida mais fluida e econômica.
Na prática: As dicas da quipe Milla Runners para a inclinação do corpo são:
- Manter o corpo totalmente ereto.
- Forçar uma sutil inclinação para a frente, sem dobrar o corpo.
Note que ao adotar uma postura ereta, não há esforço desproporcional em nenhum ponto da coluna vertebral. É importante que você não fique olhando para baixo (esforço na cervical), nem dobre o corpo para frente e nem para trás (esforço na lombar). A inclinação para a frente deve ser um desequilíbrio que te obrigue a dar um passo adiante, mantendo a coluna ereta.
Efeitos da Postura na eficiência e redução de lesões
Ao falarmos da postura ereta, no item anterior, já mencionamos como reduz as lesões na coluna vertebral. Quando inclinamos o corpo para frente os resultados em eficiência chamam mais a atenção, se pensarmos nos vetores do sentido do nosso movimento.
Você lembra da Força da Gravidade? Seu vetor “desce” 90º em relação a linha do solo. E lembra-se, também da lei da ação e reação? Newton afirma que, para toda força de ação (passada) que é aplicada a um corpo (pisada no solo), surge uma força de reação (impulso) em um corpo diferente (a corredora!). Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mas com sentido oposto. Guarde com carinho esta informação pois ela vai ser bem útil também quando falarmos sobre a pisada, nosso 3º Passo. Mas sigamos o raciocínio.
Se o nosso corpo NÃO estiver inclinado para a frente, a gravidade praticamente anulará a força de reação (que vem do solo para o nosso corpo). Como sabemos que ela, de fato, não anula, é fácil supor que músculos e tendões estão precisando trabalhar muito mais para que este movimento para frente aconteça, mesmo com toda a força que é “anulada” pela gravidade. Este esforço demasiado pode sobrecarregar ossos, tendões, músculos e discos vertebrais. Daí podemos concluir por que o corpo se lesiona mais com a postura incorreta.
Se o nosso corpo está inclinado para frente, a força de reação contribuirá para o movimento para frente, evitando o esforço (e consequente desgaste) desnecessário dos nossos músculos e tendões. Eis o segredo da biomecânica do movimento para a corrida!!!!
- Força de Reação: Força resposta à pisada da corredora.
- Gravidade: Força de atração da Terra para o centro do planeta.
- Resultante é a Força Rosa para frente!!!
- Imagine qual seria a Resultante se o corpo não estivesse inclinado… Ineficiência!